Foi um dia em que órgãos governamentais ou não decidiram marcar como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em diversas cidades foram acionadas campanhas para a conscientização ou mobilização de enfrentamento contra esse mal, que carcome toda uma sociedade.
Eu penso que não devemos nos limitar a um dia, uma semana, mas tornar a reflexão e ativismo pela defesa da criança uma constante.
Erra quem pensa ser necessariamente obrigatório fazer parte de um grupo ou organismo de defesa para que ocorra uma ação.
O silêncio e a falta de mobilidade matam.
O fazer vistas curtas mata.
O deixar para depois mata.
E se não mata, aleija toda uma vida, a poda, a decompõe, a torna invisível.
Ter voz e boa vontade, é não apenas dizer: "que coisa horrível...". Mas ao perceber que seu vizinho, que seu parente abusa física, mental ou emocionalmente de um filho ou criança, falar!
Falar, gritar aos quatro ventos o nome do abusador, do imoral, usar seu telefone, sua net de forma útil e denunciâ-l@...
Não tema ser mal visto, não é você o criminos@. Mas sim quem o motiva a partir para uma denúncia.
Não fique apreensivo e temeroso, não tema ao denunciad@. Via de regra são pessoas que não conseguem resolver suas quizilas com alguém do seu porte sozinhas...
Inclua no escopo das suas atividades pagãs a defesa do menor, do seu menor ou do alheio.
Ensine aos seus filhos sobre o perigo que mora fora e dentro de casa. Faça isso com equilíbrio, com delicadeza, sem mostrar a eles um mundo pós-apocalíptico, mas sim deixando-os atentos.
E fique antenad@, muito, exercite todos os seus sentidos e capte, capte sem pavores de possível neurose ou pânico.
O mal. Esse mal, existe.
E você pode contê-lo.
O silêncio mata.
Bênçãos Deles sempre...
Luciana Onofre
1 comentários:
tambem acho, nao deixar ninguem tocar a criança. nao sei como, pq eu ja passei por uma experiencia assim, eu vi, demorei a perceber , uns 3 minutos , um camarada mexer no pé de um aluno meu, vc nao acredita no q ta acontecendo.mesmo a gente , tem q achar um olho so pra isso e deixar aberto.
Postar um comentário