15 de março de 2010

A PALAVRA RELIGIÃO POR UM CHEROKEE



N

Fomos acostumados a crer na palavra religião como religar, como a religião fez mais estragos q re-ligar, acredito na versão e uma amiga me mandou o seguinte feed back:

Vera Corazza :Lú, procede a tua interpretação. Está correta a origem epistemológica da palavra e o sentido do termo na civilização ocidental. A religião é o embriao do desenvolvimento das cidades. Cabe lembrar, a Revolução Gloriosa, Inglaterra, lá por 1600 ... O primeiro passo à R. Industrial. Na Ciência Social tem um clássico de Max Weber "A ética protestante e o espírito do capitalismo." Considero atual, Inglaterra Revoução Industrial e EUA hegemonia no mundo capitalista.



De ROLLING THUNDER, Cherokee

Não gosto da palavra "religião" pq ela é mal empregada.

Ela deriva do Latin antigo "regio",q quer dizer "regimentar as pessoas". A igreja e o estado estão juntos e ambos acham vantajoso, controlar as mentes do povo.

Como eles precisavam de 1 palavra para isso, chamaram então de "religião". Então, qdo eu falo sobre a religião indígena, está incorreto, pois a maneira do Grande Espírito, não é a de regimentar as mentes das pessoas
ROLLING THUNDER, Cherokee

do not like the word "religion" because it's misused. It came from an ancient Latin word "regio",which meant "to regiment the people".The church and the state got together and they both found it to their avantage to control the minds of the people.Then they needed a word for it so they called it "religion".So when I say Indian religion,it's really incorret because the Great Spirit's way is not abt regimenting people's mind

4 comentários:

betty mello disse...

OLá ! Este cantinho é muito especial, mesmo .
Os temas que abordam e como o fazem são o grande diferencial deste blog. Parabéns ! Temos diversos espaços também "diferentes" pois postamos apenas o que fazemos e pensamos. Percebo que acreditamos em coisas parecidas , e é isso que nos aproxima. Gostaríamos que conhecesse nossos endereços , e caso achem conveniente adicione-os à sua lista de indicados ( pois feremos o mesmo por facilitar nossas visitas). São todos http://......blogspot.com - aprendizarteatelie ;canto-do-conto ; tecendo-historias; mate-magica ; violinoaprendiz ; dedinhos-lambuzados e bem-bolado-projetos.
Ficaremos aguardando uma visitinha de vocês e um comentário sobre o que acharam. Um abraço, Betty, Mammy e colaboradores

Obscuri Nimbus disse...

A benção dos Deuses!

Eu nao poderia concordar mais. A religiao deixou de ser uma forma pessoal de entrar em contato consigo mesmo e com os Deuses e todo o universo pra ser uma especie de rotulo.

Estou gravida de sete meses de uma menina. E espero poder passar pra ela todo o conceito de religiao que nos pagãos temos.


BEijocas

Luciana Rennó disse...

Betty:

Olá, Desculpe a demora em responder. Seja sempre muito bem vinda...Irei ver os blogs, sou nova aqui, e ...pasme, ñ sei add os blogs. [ só sei no meu perfil] Mas falarei c/ as pessoas , ok?

Espero q tenhanmos sempre trocas proveitosas, pq é para isso mesmo que estamos aqui.

Abs e tudo de bom, sempre, L. Rennó

Luciana Rennó disse...

Nimbus: é claro que poderá passar o conceito que voce escolher para seus filhos.

Pòde ser que precise invocar a coragem, mas és mulher e tens a força que todas nos carregamos.

Tenho certeza que quando se tem a conciência, esta é passada de forma tranquila para os filhos.
Beijos, e uma boa hora.