28 de março de 2010

Elementais: Terra

Quando era mais nova, minha avó me ensinou a deixar uma maçã para os gnomos. Se bem me lembro, nos traria sorte e proteção – ou meramente a simpatia desses seres que, como eu lia nas histórias infantis, eram às vezes um tanto travessos.
Foi através dessa lembrança, com a ajuda de livros infantis, que preparei essa sequência em torno do assunto. Vamos ver a seguir algumas dessas criaturas que encantam as fábulas, e algumas dicas de como envolver as crianças na busca pela magia dos elementais, numa proposta de linguagem infantil e fantástica.

Terra
Os gnomos, duendes e fadas são seres dos elemento terra, e estão diretamente relacionados com o desenvolvimento do solo e nas plantas.

Quando um Gnomo nasce, é plantada uma árvore. Quer saber quanto vive um gnomo? Basta saber a idade de uma árvore que ainda vigora. Aliás, é normalmente embaixo dessas árvores que mora. Quer oferecer algo de comer? Deixe no jardim ou em algum lugar da floresta (próximo a árvores, de preferência) sementes, frutas, verduras ou especiarias.

Os Duendes cuidam das plantas, árvores e sementes a brotar. São eles que às vezes pregam peças nas pessoas, mudando coisas do lugar ou fazendo barulhos pela casa. Se cuidarmos das plantas e dos animais, bem capaz de sermos recompensados por eles.

As Fadas estão ligadas às plantas de forma geral. É normal associarmos esses seres com as flores, pois de fato elas cuidam de seu desenvolvimento. Uma boa idéia seria incentivar os pequenos a cultivar flores e sementes com propósito de ajudar as Fadas nessa empreitada.
Uma outra dica, é trabalhar com as crianças na cozinha, que tal? Há uma receita que tirei do “O Livro das Fadas” – que tal tentar ao lado dos filhos? Diga que é uma receita das fadas, e incentive-os a fantasiar.

O BOLO ENCANTADO

115g de margarina
115g de açúcar
2 ovos batidos
½ colher (sopa) de essência de baunilha
115g de farinha de fermento
2 colheres (sopa) de leite

Glacê
115g de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão

Modo de fazer: - Pré-aqueça o forno à 200˚C.
Numa tigela grande, misture a margarina e o açúcar até formar uma massa leve. Aos poucos, junte os ovos e a essência de baunilha. A seguir, misture lentamente a farinha e o leite. Com uma colher, despeje a mistura em forminhas colocadas numa assadeira e asse por 15-20 minutos, até a massa ficar dourada e firme. Deixe esfriar.
Para fazer o glacê, ponha açúcar de confeiteiro em uma tigela e adicione o suco de limão. Bata até o glacê ficar bem firme e semi-transparente. Espalhe sobre os bolos (dá em média, 18 unidades).
Decore também com:
- Pétalas de rosa cristalizadas
- Alfazema picadinha
- Uma amêndoa confeitada ou pistache triturado
- Buganvílias frescas



São idéias de como aliar a criança a tudo isso através de uma linguagem compatível com desenvolvimento de cada uma. Creio que é um processo, e a cada ano que passa se inicia a um novo mistério diferente, seja qual for o tema. O importante é respeitar a criança enquanto ela é criança...e curtir junto com ela essa fase.


Leia com seu filho:
"O Livro das fadas", Betty Bib.
"Livro dos Duedes e outros seres mágicos", Heloisa Galves e Zendy, o Duende.
"Gnomos", Wil Huygen

Devo dizer que este último é FANTÁSTICO. =)
.
.

3 comentários:

Mary disse...

Gostei muito do post,inclusive li agora pro meu pimpolho...ele anda meio querendo fazer contato com o mundo encantado sabe?rs..seria interessante se encontrasse esses livros pra fazer dowload por aqui o que acha? boa semana!

Rachel disse...

Boa idéia Mary! Depois pesquiso no Google pra ver se acho em pdf ou algo do tipo... os dois últimos da lista são bem antigos, talvez seja difícil de encontrar, mas nada é impossível. Qualquer notícia que tiver de livros a respeito, postarei aqui.
beijos!

Luciana Onofre disse...

lidar com essas nossa forma de entender o mundo mágico é algo para mim essencial.

eu exijo que respeitem casa afora as crenças dos babys nesse mundo.

e creio que assim se estreitam os laços entre nosso mundo e o deles :)