25 de maio de 2009

TARÔ COM AS CRIANÇAS

O tarô é um ótimo presente para as crianças, uma vez que elas estão em uma idade em que ainda estão bastante ligadas ao intuitivo, à visão interior, à fantasia, à imaginação, o que as permite 'entrar' nas cartas de uma forma fascinante, percebendo e interpretando coisas que nós normalmente não veríamos. Pesquisando na net, encontrei propostas de como trabalhar isso de acordo com a faixa etária, embora sempre lembrando que são limites flexíveis de idade, afinal, cada criança é única. Para facilitar a experiência de nossas crianças com o tarô, sugerimos assim:


+/- DE 0 A 4 ANOS: Elas adoram figuras bonitas. Quando bebê, procure um tarot de tamanho grande e coloque algumas cartas no quarto da criança. (Pode ser as cartas redondas e coloridas do 'Motherpeace', por exemplo.) Elas serão pequenos guardiões que a protegerão. Com mais idade, elas podem começar a ajudar você a jogar, apontando a próxima carta que você deve tirar (e elas normalmente acertam em cheio). Encoraje-as a mostrar quais cartas elas mais gostam, e elas provavelmente darão informações interessantes sobre as imagens.

+/- DE 4 A 7 ANOS: Crianças desta idade podem jogar alguma coisa com as cartas, com sua participação e guia. Por exemplo, vocês podem fazer um "Mensagem das Fadas", quando vocês embaralham as cartas viradas para baixo, no chão, em uma pilha grande e bagunçada, depois você explica que vocês vão fazer fadas com as cartas e que elas trarão mensagens especiais em forma de figuras para vocês. Então cada um escolhe uma carta aleatória para ser a fada. Depois peguem mais duas cartas cada para ser as asas da fadas (uma de cada lado da primeira carta). Vire as cartas para cima e olhe para as imagens juntas. Pergunte às crianças o que elas acham que as fadas querem dizer, o que elas entenderam das cartas. Esse jogo foi proposto pela Cait Johnson*. Note os naipes das cartas tiradas, você pode brincar de ver se trata-se de uma fada da terra, do ar, do fogo ou da água. As crianças podem então inventar uma historinha sobre a fada que fizeram.
[ *Caith Johnson escreveu livros como 'Cooking Like a Goddess' e 'Celebrating the Great Mother', este último inspirado em seus rituais e atividades com seu filho. Ela também é conhecida por trabalhar com o Tarot de técnica xamânica e por colaborar para o jornalzinho 'The Blessed Bee' - www.blessedbee.com . ]


IDADE ESCOLAR (+/- DE 7 A 12 ANOS): Esta faixa etária está pronta para sua orientação ao consultar as cartas em assuntos pessoais. Você pode dar um tarô que vai ser só dela, como presente de aniversário ou de algum feriado/festival especial. Descubra qual deck agrada mais a criança. Você pode ensinar a maneira mais efetiva de pedir informações às cartas e explicar que as figuras ajudarão a criança a entender melhor as coisas. Encoraje-a a tirar um tempo para estar com as cartas regularmente, olhando para elas e dizendo o que vê. Jogos de uma ou três cartas são os melhores para os mais jovens. Você também pode instituir a 'Hora do Tarô', em um fim de semana, por exemplo, que será quando algumas cartas serão puxadas para orientá-la com relação à semana que vai começar. Torne isso um momento especial, acenda uma vela, queime o incenso favorito dela, enfim, use bem esse tempo.

+/- DE 12 ANOS EM DIANTE: Nesta idade, até os adolescentes não-pagãos se interessam pelo tarô (até porque é quando a gente fica querendo saber se fulaninho ou fulaninha gosta da gente, rsrsrs); assim, seus filhos serão guias maravilhosos para os amigos deles. Bons livros sobre tarô já podem entrar aqui. Se elas forem fãs dos livros de "Percy Jackson e os Olimpianos", quem sabe não usar o Tarô Mitológico? Será um ótimo guia e fonte de inspiração para se perceber melhor o mundo.

Aqui há várias sugestões de decks para usar com crianças e adolescentes (pena que todas em inglês): http://www.aeclectic.net/tarot/cards/children.shtml e http://www.gaiantarot.com/minors/children.html

Se conhecerem mais, postem nos comentários! :))

2 comentários:

Luciana Onofre disse...

ah este tema casa tão beeem aqui!!!
amei!!!

Mary disse...

Muito boa idéia Lu...te convido a conhecer meu novo cantinho ok? http://presentedadeusa-2.blogspot.com já peguei até o selinho do mammys...agora é só trocar o link tá? bjo e bjo nos pimpolhos!