4 de agosto de 2008

O Folclore Brasileiro

Escrevi não só no Pan Dea, como no meu espaço pessoal, a respeito do folclore para nós. É uma nova idéia que está me chamando, por inspiração do mês do Folclore. E não deixa de ser um toque para que não deixemos nossa cultura de lado.
Todos nós, em nossa rotina espiritual e religiosa, pesquisamos e nos aprofundamos da melhor forma possível em outras culturas e seus costumes, além dos tantos mitos que lemos para aperfeiçoar nosso entendimento em determinada divindade ou mitologia. Mas acho importe, ainda assim, estimular as crianças pagãs a olharem dentro do nosso território o que há de riquezas culturais. Basta pegar mitos da região, entender os costumes, e mostrar que o universo onde vivem possui uma dimensão cultural riquíssima, e que não deixa de possuir simbolismos.
Fiz uma pesquisa, para dar início ás postagens do mês, sobre Boitatá, que é uma lenda da região sul e sudeste do Brasil. Olhando mais a fundo, deu pra enxergar o simbolismo por trás daquele mito, a mensagem que passa quando lemos, e mais interessante ainda: correspondentes mitológicos em outras culturas e países.
Isso que é o gostoso da leitura, além da diversão que pode ser para a criança que lê. Um exemplo maravilhoso e clássico é o próprio Sítio do Pica-Pau Amarelo, do Monteiro Lobato. É uma obra maravilhosa, e acredito que todos aqui tiveram sua fase de ler ou de acompanhar na televisão. Por que não passar isso para eles?
Parece que o brasileiro tem uma coisa meio despatriota, meio distante, e isso é um mal das gerações que vêm seguindo. Confesso que eu mesma sou bastante dispersa nesta questão, mas ainda assim acho importante não deixar passar, pois é a nossa mitologia.
Se tratando de educação infantil, esse é um tema que pode prolongar muito, e pode gerar frutos maravilhosos. Então mantenham as antenas ligadas às atividades folclóricas de sua região, as festas, etc. E, claro, aproveitem esse incentivo e idéia para mergulharem em nossa mitologia, e abrir a mente para novas descobertas.

1 comentários:

Luciana Onofre disse...

Aprendi a ler em português com essa linda obra de Monteiro Lobato!!!!
Era pequena e herdei a coleção da minha mãe....
Só eu sei como viajei em suas páginas e imaginei um Brasil rico e maravilhoso, mais do que mil lendas!