15 de maio de 2008

Acompanhando o fazer escolar!



Dentro do mundo editorial das revistas de consumo descartável, há uma em especial que prescinde desse adjetivo, a Revista Nova Escola.

Com um excelente conteúdo, diverso, atual, e encartes adicionais que não são vistos em outras publicações mensais, como gratuitos; vão de CD à manuais sobre os mais diferentes temas ecológica e educacionalmente corretos.

O melhor: a um preço muito acessível mesmo. R$2,90.

Não estou -devo deixar claro - recebendo nada para falar bem desta revista, o faço porque sou leitora habitual dela, a aprecio e considero ser uma das poucas que vale a pena colecionar, ler e reler.

Em uma edição do ano passado veio este encarte: como acompanhar o desenvolvimento acadêmico das crianças na escola. E sendo ou não, mães e pais de primeira viagem, ele é útil e interessante.

O CD "Palavra Cantada", de Sandra Peres e Paulo Tatit, encanta, pois apresenta em tom leve e melodioso músicas infantis que fogem do padrão "tatibitati", onde as cantigas carecem de significação ou sentido, apenas emitindo sons repetitivos.

Este mês a edição especial trouxe o CD "Gabriel O Pensador para Crianças", com 4 músicas e 1 poema.

De outras vezes cartazes grandes e belos, além de informativos sobre a Arte no Brasil, sobre a Colonização; e um manual maravilhoso sobre "Reciclagem e Consumo Consciente". Apenas citando alguns!

Em fim, é completa, elucidativa e atualizadora quanto a práticas lúdicas e pedagógicas inseridas e reconstruídas no dia-a-dia.

O único tema que ainda não foi abordado, pelo menos que eu haja percebido, é sobre a Diversidade Religiosa e a Escola.

Assim como em outras publicações destinadas ao público educador... Fato que deixa em aberta a questão sobre quê tipo de valor isto representa dentro do sistema educacional vigente, ou se mesmo sendo um Estado laico se pressupõe que o aluno-cliente deva ser oriundo de uma religião cristã...

Entre tanto, a revista é válida.

Insere-nos em uma realidade que mesmo sendo paralela às nossas vidas, às vezes, se torna alienígena, distante ou completamente ignorada, não por desinteresse, mas por falta deste tipo de material, que coloca aos pais em sintonia, quase em tempo real, com as atualizações do mundo das escolas.

Boa leitura... E quem sabe se alguns pais pagãos sugerissem o tema da diversidade religiosa, ele poderia ser abordado futuramente!


Luciana Onofre

2 comentários:

Danielle disse...

Lu, eu adoro essa revista. Não sou professora, mas eu a assino há 8 anos!

Luciana Galli disse...


Essarevista me direcionou várias vezes em sala de aula com idéias de como trabalhar ludicamente com matérias até então de dificil entendimento para as crianças... O que tirei de jogos e brincadeiras para meus alunos perdi a conta... E o melhor é que hj posso usá-los para ajudar meus filhos. recoemndo como mãe e como educadora.
Bjs