19 de maio de 2008

Ontem



Foi um dia em que órgãos governamentais ou não decidiram marcar como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Em diversas cidades foram acionadas campanhas para a conscientização ou mobilização de enfrentamento contra esse mal, que carcome toda uma sociedade.

Eu penso que não devemos nos limitar a um dia, uma semana, mas tornar a reflexão e ativismo pela defesa da criança uma constante.

Erra quem pensa ser necessariamente obrigatório fazer parte de um grupo ou organismo de defesa para que ocorra uma ação.


O silêncio e a falta de mobilidade matam.

O fazer vistas curtas mata.

O deixar para depois mata.

E se não mata, aleija toda uma vida, a poda, a decompõe, a torna invisível.

Ter voz e boa vontade, é não apenas dizer: "que coisa horrível...". Mas ao perceber que seu vizinho, que seu parente abusa física, mental ou emocionalmente de um filho ou criança, falar!

Falar, gritar aos quatro ventos o nome do abusador, do imoral, usar seu telefone, sua net de forma útil e denunciâ-l@...

Não tema ser mal visto, não é você o criminos@. Mas sim quem o motiva a partir para uma denúncia.


Não fique apreensivo e temeroso, não tema ao denunciad@. Via de regra são pessoas que não conseguem resolver suas quizilas com alguém do seu porte sozinhas...

Inclua no escopo das suas atividades pagãs a defesa do menor, do seu menor ou do alheio.

Ensine aos seus filhos sobre o perigo que mora fora e dentro de casa. Faça isso com equilíbrio, com delicadeza, sem mostrar a eles um mundo pós-apocalíptico, mas sim deixando-os atentos.

E fique antenad@, muito, exercite todos os seus sentidos e capte, capte sem pavores de possível neurose ou pânico.


O mal. Esse mal, existe.

E você pode contê-lo.

O silêncio mata.


Bênçãos Deles sempre...


Luciana Onofre

1 comentários:

siusi disse...

tambem acho, nao deixar ninguem tocar a criança. nao sei como, pq eu ja passei por uma experiencia assim, eu vi, demorei a perceber , uns 3 minutos , um camarada mexer no pé de um aluno meu, vc nao acredita no q ta acontecendo.mesmo a gente , tem q achar um olho so pra isso e deixar aberto.