28 de outubro de 2009

Algumas coisas para esta data...



Sobre Doces e Crianças:

A prática de ir de porta em porta pedindo doces e bombons teve inicio na Europa 
durante o século 19 e é chamada de “souling”, uma forma de auxiliar as almas dos idos.
No caso de não receberem os doces, as crianças fariam brincadeiras, nem sempre de bom gosto em retribuição.
O 2 de novembro, Dia dos Mortos, os cristãos primitivos, peregrinavam de aldeia em aldeia como pedintes, e sempre o solicitado eram os "pasteis de defunto", pedaços de pão recheados com uvas passas.
Sendo maior o número de pães angariados, maiores seriam os benefícios recebidos pelos que os doavam, seja na forma de orações pelos parentes dos benfeitores ou dádivas. Já que naquele então havia a forte crença da permanência das almas no limbo no período que era posterior ao falecimento, e assim preces de conhecidos e desconhecidos aceleravam a ida dessas almas a um lugar melhor.
O ritual de entregar doces e lembrancinhas vem a substituir essa prática, além de ser um momento de diversão, não apenas para quem os recebe, e sim para quem os prepara, se prepara para a noite de Halloween!


Sobre Abóboras...
São para manter a boa sorte!
O costume de com elas criar rostos iluminados, os Jack-o-Lantern possui sua origem na lenda irlandesa do século XVIII. Onde o Jack, proibido de entrar no céu, decidira passear com uma lanterna em mãos, com a chama que o Demônio em pessoa lhe havia dado... Uma chama eterna, uma caminhada eterna para ele.
Para afastar então o azar de vir a encontrar Jack as abóboras serviam como repelente, afugentando da mesma forma a espíritos malignos,  e a má sorte.
Então em noite de 31 de outubro é de bom tom (para quem acredita claro), trabalhar algumas abóboras, tirando o recheio, recortando olhos, boca e nariz, e deixando em seu interior uma vela.
Com o recheio pode você fazer um creme, com as sementes amuletos de sorte, após deixá-las secar ao sol. Elas atraem fartura!

Luciana Onofre

0 comentários: