25 de maio de 2008

Nosso amigo Beija _Flor





Desde criança sou fascinada por todos os pássaros e os beija-flores são os que mais me fascinam. Suas cores brilhantes: verde, azul, preto. Nunca vi mas sei que alguns têm cores vermelhas. Flutuam no espaço como nenhum outro pássaro, suas asas batendo com uma velocidade tal que as torna invisíveis. E a velocidade do seu vôo: pairam no ar, imóveis, sugando a flor. De repente transformam-se em flechas que disparam pelo ar. Vivem do mel das flores. Quando criança, parava meu mundo para pensar nos deles, e já fiz isso com muitas crianças, inclusive meus filhos. Que lição de vida essa criatura tão meiga e frágil nos transmite.
Existe uma história linda que os índios da Amazonas contam a respeito dessa poderosa ave, vou contar para vocês: O papagaio do vale da Amazônia havia insinuado que ele era celestial no vale do se reino “ao pássaros” pois era o mais belo e que poderia voar mais alto. Isso trouxe uma algazarra entre todos os pássaros. Criou-se uma anarquia com o Condor a Águia, todas se sentindo superiores e exigindo respeito. Nem se tocavam no nome do Beija flor pois era insignificante e pequenino demais para tal honra.
A coisa foi ficando déia e se instalou uma guerra total, que nem os pássaros escutavam mais uns aos outros. Convocaram o Deus Sol, e ele propõe uma competição de um vôo rápido, alto, e que lha trouxesse algo dos vale Andinos. O Condor , dizendo que não precisava de competição para tão posição se colocou a reclamar. Nisso , chegando perto o Beija flor , falou que iria participar pois era também uma ave e queria mostrar sua coragem. A ordem do Deus Sol foi dada . Todos poderiam participar.........
O Condor aguardou a chegada de um vento para impulsionar-se e no exato momento em que se desprendia da terra com um movimento seguro e forte de suas asas, o Beija-Flor de peito dourado agitou suas asas e num piscar de olhos aproximou-se do Condor e desapareceu; as aves já estavam em sua totalidade no ar e agora cada uma demonstrava sua capacidade de elevar-se para ser coroado "rei"; algumas planavam de maneira genial, outras seguiam as correntes do vento; outras seguiam o caminho do Sol; algumas rompiam suas próprias barreiras invocando a força da terra, da querida Pachamama para com vitalidade não decepcionar seus familiares.
Chegaram aos mil metros de altitude e quase todas continuavam emparelhadas; ascenderam os dois mil e algumas se encontravam abaixo das montanhas; os três mil metros foram mais severos e muitas aves desistiram por causa da falta de oxigênio; nos quatro mil metros, muitas outras pararam por causa dos efeitos do mal de soroche (mal das alturas); agora só os mais fortes seguiam a jornada em direção ao Sol. Nos cinco mil metros, as montanhas se apresentavam cada vez mais desoladas e brancas; as águias, falcões, gaviões e outras aves de rapinas ainda permaneciam lado a lado subindo os níveis do céu.
Nos seis mil metros, quase todas haviam ficado para trás, a exceção da Águia e do Condor, este último em um movimento ondulado continuava elevando-se com a serenidade de sua própria estirpe; chegaram aos sete mil metros e a Águia pousou nos picos nevados, desistindo da competição. O Condor seguia impávido e sorria interiormente celebrando sua presença nos cumes mais altos de nossa Terra e junto à pureza do céu olhando a terra e todos os seus confins, e silenciosamente dizia: "eu sou o rei das aves". Neste mesmo instante sentiu umas pancadas em sua cabeça e sem entender viu o Beija-Flor acima de sua cabeça dizendo: "tu és o rei das aves, porém eu vôo mais alto".
No momento do início da competição, o Beija-Flor havia se acercado do Condor e desapareceu escondendo-se entre suas plumagens fazendo do Condor seu veículo até o céu e as alturas de Wiracocha; a cumplicidade de ambos é apresentada nesta história. Desde os primórdios da história andina o Condor esteve relacionado com o Beija-Flor e ambos passaram a representar o simbolismo andino.


Lenda cedida gentilmente por Mallku, "James Arévalo", retirado do livro Eternamente Machu Picchu.
Traduzido livremente por mim.

Ele é lindo demais!!! As pessoas que tem o BEIJA-FLOR como Animal de Poder, geralmente são pessoas agradáveis, alegres e que vivem rodeadas de amigos. Elas conseguem contagiar o ambiente com sua alegria e encontram sempre uma forma, uma maneira de fazer quem estiver ao seu redor se sentir renovado e feliz , pelo simples fato de estar vivo. Usando a astúcia, a inteligência, a graça e não só a força física, estão sempre procurando uma maneira para embarcar numa nova aventura e jornada.
Caso a tristeza se faça presente, procure preencher o seu coração com a alegria do BEIJA-FLOR.
Não deixe seu lado sombra tomar conta de você.

Ao sentir que seu coração se tornou duro, magoado e sem vontade para nada, procure andar pelos campos, pela mata, entre as flores e sinta os perfumes e odores que tanto atraem o BEIJA-FLOR e lhe proporcionam tanta alegria.
Traga ele para sua casa , coloque a água com açúcar, mas lembre de trocar todos os dias, vai ser uma alegria constante na sua janela , no jardim, você vai sentir a diferença na sua vida.
Contei essa lenda, sempre que alguma criança precisava se sentir valorizada, forte, para saber que nem sempre tamanho é documento e alegria , esperteza , boas gargalhadas valem muito nesta vida.

Trio Cesarini, estreando com muito orgulho aqui no crianças pagã.

4 comentários:

Luciana Onofre disse...

Querida amiga-irmã mais do que bem-vinda és!

Rafael Nolêto disse...

Olá! Estou oferecendo um selo a seu blog lá no meu blog "Jornal O BRUXO",http://jornalobruxoteresina.blogspot.com/

trio.cesarini@yahoo.com.br disse...

Oi Rafael , obrigada , vou passar para todas ok. beijos
trio

Luíza Frazão disse...

Adorei! Também sou fascinada por pássaros. Na minha varanda tenho agora dois ninhos de andorinha com a sua ninhada em pleno crescimento. Havia três, mas acho que os pardais ocuparam um deles e desalojaram de lá as andorinhas. Quando as cascas dos ovinhos caem ao chão, normalmente guardo-as sobre o altar da Deusa. Nada neste mundo me encanta como a visão de um ninho de pássaro com a sua postura de pequeninos ovos... para mim é uma das maiores maravilhas da Criação.
Quanta ternura neste blogue... alivia de todo aquele fervilhar de causas e ideias para consertar o mundo que vai aqui pela net. Mundo de criança é bem o que melhor serve à nossa alma... Obrigada!

Abraço pra vocês

Luíza