8 de janeiro de 2008

Leituras

Não havendo no mercado editorial nacional, profusão de títulos (creio nada) direcionado para famílias pagãs e suas crias, uma dica: compre livros que abordem o universo mágico, maravilhoso de fadas, duendes, bruxas e afins, e faça uma releitura com eles...

Há livros e livros, sim. Mas ainda há esperança!

Eis um simples, com ilustrações lindas, que nasceu da pena de Lya Luft: História da Bruxa Boa...

Sim, sim, um título chavão, mas que pode ser trabalhado a nosso favor!

Conta a estória de uma menina cuja avó é bruxa, sobre o cotidiano, sobre a relação de ambas entre si e com a natureza... Não menciona Deidades, ritos, ou temas pagãos, mas cita coisas, que fazem parte do dia-a-dia de nós mães-bruxas! As alusões a bruxas más, elas podem ser dirimidas. Pois a personagem da matrona da casa, ela mesma, menciona a diversidade entre bondade e maldade.

Então é simples: trabalhar os conceitos apresentados a nosso favor.

Este outro, "A Bruxinha Atrapalhada", Ed. Global, é muito lindo, pode ser colorido, complementado com falas, e a temática é aberta a múltiplas interpretações












Sem legendas. Podemos fazer diálogos ao sabor do momento, pois as curtas, são isso, curtas sempre denotando temas de conscientização para com os outros.




Em alguns casos deixar nossa imaginação e dons artísticos soltos, vêm a ser uma solução leve e profícua!

Confeccionar um album, livro, pasta de desenhos, ou algo semelhante, contando temas para eles, com eles, com a participação deles, as crianças. Com contos sobre o universo pagão.

Podendo escolher entre mitos, lendas, Deidades... Aproveitando as nossas datas, nossas celebrações. Eles irão se sentir tão felizes nessa empreitada que certamente tudo aquilo que ouvirem e escreverem, ficara para sempre neles.

Eis o livro que minha filha de 7 anos, Alícia, confeccionou! Nele, ela vai aos poucos desenhando com tintas as páginas de tecido, com contos que encontra, ou escuta.



Então mãos à obra!



Bênçãos Deles sempre.


Luciana Onofre

1 comentários:

Quimera disse...

Adorei o da "Bruxinha Atrapalhada"!!!
Minha sobrinha de vez em quando traz da biblioteca da escola uns livros desse tipo...
Até eu leio, e adoro!!!
ahahahahahaha
Beijosss